Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Religious/spiritual experiences, quality of life and satisfaction with life of hospitalized octogenarians / Experiencias religiosas/espirituales, calidad de vida y satisfacción con la vida de octogenarios hospitalizados / Experiências religiosas/espirituais, qualidade de vida e satisfação com a vida de octogenários hospitalizados

Okuno, Meiry Fernanda Pinto; Costa, Karina Aparecida Lopes da; Barbosa, Dulce Aparecida; Belasco, Angélica Gonçalves Silva.
Rev. bras. enferm ; 75(1): e20201099, 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1288463
RESUMO

Objetivos:

avaliar índices de qualidade de vida (QV) e de satisfação com a vida (SV) e verificar se a frequência de experiências religiosas e espirituais se associa à QV e à SV em octogenários hospitalizados.

Método:

transversal, 128 octogenários. Aplicados instrumentos de QV da Organização Mundial da Saúde e Escalas Diária de Experiência Espiritual (EDEE) e de Satisfação com a Vida (ESV).

Resultados:

domínios mais comprometidos relacionados à QV e à SV autonomia e capacidade física. Quanto maior a pontuação na EDEE, maiores os escores nos domínios psicológico e atividades passadas, presentes e futuras de QV. Quanto maior a pontuação na EDEE, maior o escore no aspecto envolvimento social da ESV.

Conclusão:

os resultados deste estudo mostraram que a maior frequência de experiências religiosas e espirituais dos idosos hospitalizados associou-se com a melhor QV e SV. Ressalta-se que as experiências religiosas e espirituais devem ser exploradas no contexto terapêutico hospitalar.
Biblioteca responsável: BR1.1