Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The COVID-19 pandemic and nurses' attitudes toward death / A pandemia por COVID-19 e as atitudes dos enfermeiros frente à morte / La pandemia por COVID-19 y las actitudes de los enfermeros frente a la muerte

Cardoso, Maria Filomena Passos Teixeira; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Trindade, Letícia de Lima; Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes; Fonseca, Esmeralda Faria.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 29: e3448, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1289769

Objective:

analisar as atitudes dos enfermeiros frente à morte no contexto hospitalar após o período crítico da pandemia por COVID-19 em Portugal.

Método:

estudo quantitativo, descritivo, exploratório, realizado em um hospital universitário, com a participação de 995 enfermeiros. Para a coleta de dados, utilizou-se a Escala de Avaliação do Perfil de Atitudes acerca da Morte, sendo os dados analisados por meio de estatísticas analítica e inferencial.

Resultados:

a concordância dos enfermeiros foi mais elevada nas afirmativas relativas às atitudes de Aceitação Neutral/Neutralidade e Medo. A idade, o estado civil, a categoria profissional e a área de trabalho foram variáveis que influenciaram as atitudes face à morte. Durante o período crítico da pandemia, os enfermeiros em atendimento à COVID-19 apresentaram as médias das atitudes Medo (28,89/±8,521) e Evitamento (18,35/±7,116) superiores em relação à atitude Aceitação como Escape, que apresentou diferenças significativas (p=0,004).

Conclusão:

os enfermeiros adotaram posturas de Medo e Evitamento, o que revela a necessidade de investir-se na qualificação e no apoio dos profissionais de Enfermagem, para o enfrentamento da morte daqueles que cuidam e o manejo das pandemias e catástrofes.
Biblioteca responsável: BR26.1