Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Managerial competences of researchers from Nursing research groups / Competências gerenciais de pesquisadores de grupos de pesquisa em Enfermagem / Competencias gerenciales de investigadores de grupos de investigación en enfermería

Fabrizzio, Greici Capellari; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Santos, José Luís Guedes dos; Confortin, Susana Cararo; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de; Peres, Aida Maris.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 29: e3445, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1289779

Objective:

analisar as competências gerenciais de pesquisadores de grupos de pesquisa vinculados a um Programa de Pós-graduação em Enfermagem.

Método:

estudo transversal com pesquisadores de grupos de pesquisa em enfermagem, que analisou as competências gerenciais por meio de uma Escala de Competências Gerenciais em Grupos de Pesquisa contendo 50 itens relacionados à gestão de pessoas e de resultados de pesquisa (Fator 1) e captação de recursos e gestão de pessoas (Fator 2); as respostas 4 e 5 foram consideradas como domínio suficiente para cada competência analisada. Para análise de dados, utilizou-se regressão logística.

Resultados:

dos 219 participantes avaliados, a prevalência foi de 48,86% suficientes para o fator 1 e 32,88% suficientes para o fator 2; 41,21% suficientes para Competências Gerenciais em Grupos de Pesquisa. Identificou-se diferença significativa nas proporções das competências gerenciais para escolaridade, grupo etário e atuação no grupo (p ≤0,001). Houve diferença na média de idade, tempo de experiência com pesquisa e participação no grupo de pesquisa (p ≤0,001), entre os participantes suficientes e insuficientes para as competências gerenciais.

Conclusão:

os resultados obtidos neste estudo enfatizam o potencial dos grupos de pesquisa para o desenvolvimento de competências gerenciais dos pesquisadores em enfermagem, especialmente para gestão de pessoas.
Biblioteca responsável: BR26.1