Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing theory for patients' compliance with the treatments of arterial hypertension and diabetes mellitus / Teoría de enfermería para la adhesión de pacientes a los tratamientos para la hipertensión arterial y la diabetes mellitus / Teoria de enfermagem para a adesão de pessoas ao tratamento de hipertensão arterial e diabetes mellitus

Costa, Kalidia Felipe de Lima; Vieira, Alcivan Nunes; Bezerra, Sara Taciana Firmino; Silva, Lúcia de Fátima da; Freitas, Maria Célia de; Guedes, Maria Vilani Cavalcante.
Texto & contexto enferm ; 30: e20200344, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1290273
RESUMO

Objetivo:

construir e validar Teoria de Enfermagem para Adesão de Pessoas ao Tratamento de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.

Método:

trata-se de estudo teórico e metodológico que seguiu quatro etapas desenvolvimento dos conceitos; desenvolvimento e validação de proposições; estruturação e contextualização da teoria; e validação de conteúdo. O processo de validade ocorreu em duas rodadas, no período de julho a setembro de 2018, e teve a participação de 7 juízes expertises na área de teorias de enfermagem e experiência no acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos.

Resultados:

a Teoria de Enfermagem para Adesão de Pessoas ao Tratamento de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus é composta por 18 conceitos e tem a adesão como elemento central. A estrutura conceitual mostra que os fenômenos estudados estão inseridos em sistemas abertos em constante interação, em que as alterações em qualquer um dos envolvidos podem refletir nos demais, repercutindo diretamente na adesão de pessoas ao tratamento e controle das referidas doenças crônicas. O Índice de Validade de Conteúdo da primeira rodada foi de 0,79, e da segunda 0,97, constatando-se evolução positiva das proposições alteradas em atendimento às recomendações dos juízes. A validação de conteúdo evidenciou consistência interna adequada nas duas rodadas, com alfa de Cronbach 0,79 na primeira, e 0,80 na segunda.

Conclusão:

a elaboração e validação da Teoria demonstraram ser coerentes com a proposta de cuidado clínico de Enfermagem à pessoa com Hipertensão e Diabetes, cujo foco é a adesão ao seu tratamento.
Biblioteca responsável: BR17.1