Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Usefulness of information and communication technologies: portuguese nurses' look / Usefulness of information and communication technologies: portuguese nurses' look / Utilidade das tecnologias de informação e comunicação: olhar dos enfermeiros portugueses

Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Vandresen, Lara; Silva, João Miguel Almeida Ventura da; Cardoso, Maria Filomena Passos Teixeira de.
Texto & contexto enferm ; 30: e20190139, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1290308
RESUMO Objetivo identificar a percepção dos enfermeiros sobre a utilidade das tecnologias de informação e comunicação na sua prática profissional, bem como na comunicação entre a equipe multidisciplinar. Método estudo quantitativo, descritivo, de caráter exploratório, realizado com 3.451 enfermeiros, de 36 instituições hospitalares de Portugal Continental. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário. Na análise dos dados, utilizando o SPSS®, recorreu-se à estatística descritiva. Resultados das nove tecnologias em estudo constata-se que relativamente à sua utilidade na prática profissional, os enfermeiros qualificaram como útil ou muito útil a Intranet (84,3%), o Correio Eletrônico (79,5%), o SClínico® (74,8), o Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem (70,9%), o Sistema de Apoio ao Médico (63,2%), o Boletim informativo (62,9), o ALERT® (59,4%), a Plataforma de Dados da Saúde (42,8%) e o SONHO® (31,8). No que se refere à sua utilidade no âmbito da comunicação entre a equipe multidisciplinar, os enfermeiros qualificaram como útil ou muito útil o Correio Eletrônico (75,2%), a Intranet (74,2%), o SClínico (72,5%), o Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem (67,1%), o Sistema de Apoio ao Médico (63,6%), o ALERT® (58,9%), o Boletim informativo (57,2), a Plataforma de Dados da Saúde (40,1%) e o SONHO® (29,4%). Conclusão apesar da utilidade das tecnologias apresentar percentuais relevantes, torna-se pertinente analisar o motivo pelo qual a percepção de utilidade dos enfermeiros é superior para a Intranet e para o Correio Eletrônico quando comparados com as tecnologias específicas de dados assistenciais utilizadas no contexto hospitalar.
Biblioteca responsável: BR17.1