Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construction and validation of an educational manual for family caregivers of older adults after a stroke / Construcción y validación de manual educativo para familiares cuidadosos de personas mayores tras accidente cerebro vascular / Construção e validação de manual educativo para cuidadores familiares de idosos após acidente vascular cerebral

Fuhrmann, Ana Cláudia; Bierhals, Carla Cristiane Becker Kottwitz; Santos, Naiana Oliveira dos; Machado, Diani de Oliveira; Cordova, Fernanda Peixoto; Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi.
Texto & contexto enferm ; 30: e20190208, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1290316
RESUMO Objetivo construir e validar um manual educativo para cuidadores familiares de pessoas idosas dependentes de cuidados após Acidente Vascular Cerebral (AVC). Método estudo metodológico com quatro etapas grupo focal com cinco cuidadores familiares, para identificação de dúvidas e de dificuldades quanto ao cuidado no domicílio ao idoso com AVC; elaboração do manual por seis pesquisadoras; validação de conteúdo por 18 enfermeiros especialistas e validação de aparência por 12 cuidadores familiares. Para análise dos dados, realizou-se análise temática, cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e se verificou o consenso da população-alvo. Resultados a partir do grupo focal, foram identificadas as vivências e os desafios enfrentados pelos cuidadores ao cuidar do familiar idoso com AVC, o que embasou a elaboração de um manual educativo, na segunda etapa. No consenso de especialistas, obteve-se IVC global de 0,97 e, na validação de aparência, consenso de 95,51% pela população-alvo. Conclusão foi construído um manual educativo para cuidadores familiares de idosos após AVC, o qual foi validado quanto ao conteúdo e à aparência. Em vista disso, poderá ser utilizado como material complementar às orientações dos profissionais, possibilitando melhoria do cuidado prestado por familiares ao idoso dependente de cuidados após AVC.
Biblioteca responsável: BR17.1