Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso dos óleos essenciais em onicomicose: revisão integrativa / Use of essential oils in onychomycosis: an integrative review / Uso de aceites esenciales en onicomicosis: revisión integrativa

Ribeiro, Taynnar Barbosa; Lira, Jefferson Abraão Caetano; Bezerra, Sandra Marina Gonçalves; Oliveira, Rosangela Aparecida; Machado, Raylane da Silva; Nogueira, Lídya Tolstenko.
Estima (Online) ; 19(1): e1321, jan.-dez. 2021. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1291467

Objetivo:

identificar na literatura como os óleos essenciais são utilizados em onicomicose.

Métodos:

revisão integrativa com buscas realizadas nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Web of Science, Cochrane, SCOPUS e BVS, sendo 13 estudos analisados.

Resultados:

o uso de óleos essenciais Melaleucaalternifólia, Lavandulaangustifólia, Eucalyptuscitriodora e Foeniculumvulgare mostram-se eficazes e trazem benefícios no tratamento da onicomicose, por inibirem o crescimento micelial dos fungos infectantes das unhas. Sendo assim, os profissionais de saúde envolvidos nos cuidados em pessoas com onicomicose devem se manter atualizados sobre tais alternativas de tratamento e consequentemente da melhora da assistência prestada a esses pacientes.

Conclusão:

a eficácia antifúngica de uma variedade de óleos foi comprovada com diferentes formas de apresentação e possíveis associações. Entretanto, o nível da evidência apresentado foi baixo, o que justifica a necessidade de estudos mais robustos sobre a temática.
Biblioteca responsável: BR1980