Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnósticos de enfermagem em recuperação pós-anestésica: intervenções e resultados segundo linguagens padronizadas / Nursing diagnoses in post-anesthetic recovery: outcomes and interventions according to standardized languages

Prearo, Marina; Vocci, Marcelli Cristine; Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello.
Semina cienc. biol. saude ; 42(2): 187-200, jun./dez. 2021. Tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1293122

Introdução:

os sistemas de classificação com linguagens padronizadas se estabelecem em um conjunto de conhecimentos estruturados, conceitos fundados de forma lógica e coerente, com base em suas similaridades. Nesse sentido, identificar um perfil junto a populações pode cooperar para uma melhor definição e compreensão situacional para aquela unidade e/ou pacientes.

Objetivos:

realizar mapeamento cruzado entre os diagnósticos de enfermagem da NANDA-I com os registros manuais de enfermagem em sala de recuperação pós-anestésica; e propor intervenções e resultados, segundo linguagens padronizadas.

Método:

estudo exploratório, retrospectivo com análise estatística descritiva de registros de enfermagem de 187 pacientes que estiveram hospitalizados no período de junho a julho de 2018, em sala de recuperação pós-anestésica de um hospital oncológico. O mapeamento cruzado foi realizado em três etapas identificação dos indicadores dos diagnósticos; proposição de intervenções e atividades; e indicadores de resultados. Os dados foram analisados e descritos em frequências absoluta e relativa.

Resultados:

dos 13 domínios da NANDA-I, cinco foram representados; identificaram-se cinco diagnósticos de risco e 11 com foco no problema; observou-se 100% de frequência para os diagnósticos de Risco de aspiração; Risco de infecção; Risco de queda; Capacidade de transferência prejudicada; Mobilidade no leito prejudicada; Integridade da pele/tissular prejudicada e Conforto prejudicado.

Conclusões:

para os 16 diagnósticos de enfermagem mapeados, foram selecionadas 22 intervenções e 58 atividades; 23 resultados e 48 indicadores de resultados.
Biblioteca responsável: BR512.1
Localização: BR512.1