Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vulnerabilidade em saúde, educação e liberdade: reflexão à luz de Hannah Arendt / Vulnerabilidad en salud, educación y libertad: reflexión a la luz de Hannah Arendt / Vulnerability in health, education and freedom: reflection in the light of Hannah Arendt

Cestari, Virna Ribeiro Feitosa; Florêncio, Raquel Sampaio; Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 26: e20210207, 2022. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1339879
Resumo Objetivo refletir sobre o conceito de vulnerabilidade em saúde à luz dos pressupostos de educação e liberdade de Hannah Arendt. Método estudo teórico-reflexivo cujos resultados foram agrupados em duas categorias Vulnerabilidade em saúde como condição humana e Educação e liberdade do sujeito em situação de vulnerabilidade. Resultados a vulnerabilidade deve ser reconhecida como traço da condição humana, pois suas dimensões envolvem o sujeito e suas condições de saúde, materiais, socioambientais, culturais e jurídicas. Ao considerar a vulnerabilidade na perspectiva política e conscientizadora, a educação emerge como ferramenta para sobrepujá-las, pois possibilita desenvolver as singularidades dos sujeitos, preparando-os para a responsabilidade com o mundo; propicia superar a alienação; concretiza o aprendizado político e a tomada de decisões. Tudo isso reunido é crucial para suplantar a condição de vulnerabilidade frente às desigualdades existentes no mundo e o respeito à liberdade dos sujeitos. Conclusão e implicações para a prática pensamentos arendtianos guardam relação com vulnerabilidade, pois a conscientização, por meio da educação, é indispensável ao aprimoramento do atual contexto social e político. A busca do ser humano pela liberdade e o encorajamento de suas ações oportunizam a evolução do sujeito no mundo.
Biblioteca responsável: BR442.1