Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Clima de segurança do paciente na atenção primária à saúde: análise de causa-raiz / Clima de seguridad del paciente en la atención primaria de salud: análisis de la causa raíz / Patient safety atmosphere in primary health care: root cause analysis

Vasconcelos, Patrícia Freire de; Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de; Souza Neto, Pedro Holanda; Dutra, Francisco Clécio da Silva; Sousa, Vitória Talya dos Santos; Oliveira, Sherida Karanini Paz de; Freire, Vanessa Emille Carvalho de Sousa.
REME rev. min. enferm ; 25: e1371, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1340531
RESUMO

Objetivo:

avaliar o clima de segurança na atenção primária à saúde e analisar as possíveis causas dos problemas identificados.

Método:

pesquisa-ação realizada em 2017, em um município do Nordeste do Brasil, dividida em três momentos aproximação do campo, aplicação do Safety Attitudes Questionary e discussão com trabalhadores de saúde sobre causas de incidentes na atenção primária por meio de um diagrama de Ishikawa. Participaram 55 profissionais de sete equipes de saúde da família, presentes nas unidades básicas de saúde no momento da coleta de dados. Os dados quantitativos foram organizados no banco de dados do Statistical Package for the Social Science (SPSS).

Resultados:

na avaliação do clima de segurança, a satisfação no trabalho foi a que obteve o maior escore. O menor escore foi relacionado às condições de trabalho. Todos esses aspectos interferem diretamente na segurança do paciente. As causas identificadas pelos trabalhadores por meio do diagrama foram ausência de recursos, falta de adesão ao tratamento dos pacientes e estresse dos profissionais.

Conclusão:

nota-se a necessidade de ações construídas coletivamente com gestores, usuários e trabalhadores da saúde para melhoria do clima de segurança. Tais ações podem proporcionar melhorias na qualidade do cuidado prestado.
Biblioteca responsável: BR21.2