Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desenvolvimento de habilidades pessoais do cuidador familiar na hospitalização de pessoas com acidente vascular cerebral / Desarrollo de habilidades personales del cuidador familiar en la hospitalización de personas con accidente vascular cerebral / Development of personal skills of the family caregivers in the hospitalization of people with stroke

Magagnin, Adriana Bitencourt; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Rumor, Pamela Camila Fernandes; Souza, Janaina Medeiros de; Manfrini, Gisele Cristina; Alvarez, Ângela Maria.
REME rev. min. enferm ; 25: e1375, 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1340541
RESUMO Objetivo: compreender o desenvolvimento de habilidades pessoais dos familiares de pessoas com acidente vascular cerebral no âmbito hospitalar, na perspectiva da promoção da saúde. Método: pesquisa ação-participante, de abordagem qualitativa, fundamentada no itinerário de pesquisa de Paulo Freire, que prevê em suas etapas (investigação temática, codificação/descodificação e desvelamento crítico) o procedimento de investigação dos temas e o processo analítico. O estudo foi operacionalizado em quatro círculos de cultura, com 16 cuidadoras, em uma unidade hospitalar pública de cuidados às pessoas com acidente vascular cerebral. Resultados: foram desveladas três temáticas predominantes: relação familiar, ser cuidador e empoderamento/autonomia, sendo identificadas as fragilidades e desafios encontrados no contexto do cuidado no ambiente hospitalar, destacando-se a insegurança dos familiares no tornar-se cuidador e frente aos cuidados na transição para o ambiente domiciliar, dificuldades no desenvolvimento de autonomia e os conflitos gerados nas relações familiares. Conclusão: as práticas profissionais centralizadas nas questões biológicas distanciam-se de ações promotoras de saúde e, dessa forma, não são desenvolvidas as habilidades necessárias para os familiares realizarem o cuidado após a alta hospitalar. Esses resultados podem contribuir para reflexão da equipe multiprofissional no direcionamento de estratégias educativas ao cuidador familiar, garantindo a transição segura do cuidado.
Biblioteca responsável: BR21.2