Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Capacidade funcional: associação ao risco para quedas, medo de cair e dor em idosos / Functional capacity: association with risk for falls, fear of falling and pain in the elderly

Nadu, Alexandre de Andrade; Sala, Danila Cristina Paquier; Silva, Carla de Lima; Monteiro, Odete de Oliveira; Costa, Paula Cristina Pereira da; Okuno, Meiry Fernanda Pinto.
Rev Rene (Online) ; 22: e62430, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1340612
RESUMO Objetivo associar a capacidade funcional ao risco de quedas, medo de cair e dor nos idosos hospitalizados. Métodos estudo transversal com 130 idosos. Foram aplicadas as escalas atividades de Vida Diária, Atividades Instrumentais de Vida Diária, Morse Falls, Medo de Cair e Dor. Utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis para associar as variáveis categóricas às Escalas de Atividades de Vida Diária e de Dor e o teste Qui-Quadrado à Morse Falls. Para associar as variáveis contínuas à escala Medo de Cair, utilizou-se o Coeficiente de Correlação de Spearman. Resultados a maioria dos idosos era independente para as atividades básicas e instrumentais de vida diária, apresentava risco alto para quedas, pouca preocupação mediante a possibilidade de cair e ausência de dor. Aqueles com maior risco para quedas são os com maior dependência e apresentam maior preocupação com a queda. Conclusão verificou-se associação entre capacidade funcional às escalas medo de cair e dor.
Biblioteca responsável: BR6.1