Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The role of nurses in the integration of care for people with chronic noncommunicable diseases / Actuación del enfermero en la integración de cuidados a personas con Enfermedades Crónicas No Transmisibles / Atuação do enfermeiro na integração dos cuidados às pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis

Sousa, Solange Meira de; Bernardino, Elizabeth; Peres, Aida Maris; Martins, Maria Manuela; Gonçalves, Luciana Schleder; Lacerda, Maria Ribeiro.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e20200131, 2021. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1340715
RESUMO

Objetivo:

Descrever a atuação do enfermeiro na integração dos cuidados às pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis.

Método:

Estudo de caso único integrado realizado com coordenadores e enfermeiros assistenciais, selecionados intencionalmente, tendo como fontes de evidências entrevistas, análise documental e arquivos computadorizados. Utilizou-se análise categorial a partir da organização dos dados com o software MAXQDA®, versão 2018.

Resultados:

Participaram 34 profissionais. A composição dos profissionais que exercem a coordenação é essencialmente de enfermeiros. As categorias Integração da Equipe Clínica e Integração dos Cuidados e suas respectivas subcategorias favoreceram o entendimento acerca da atuação do enfermeiro.

Conclusão:

A atuação do enfermeiro na integração dos cuidados às pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis se concentra principalmente na coordenação do cuidado, possibilitada por meio de diferentes cargos assumidos que lhe conferem autonomia para tomada de decisão, além de ele estar na linha de frente para contribuir com situações que exigem posicionamentos assertivos, como o direcionamento dos usuários na rede de cuidados.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1