Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Infectious events in kidney transplant recipients from deceased expanded criteria donors: a prospective cohort / Eventos infecciosos en receptores de trasplante renal de donante fallecido con criterios expandidos: cohorte prospectiva / Eventos infecciosos em receptores de transplante renal de doador falecido com critério expandido: coorte prospectiva

Sousa, Sirlei Regina de; Fonseca, Cassiane Dezoti da; Taminato, Monica; Vattimo, Maria de Fatima Fernandes; Belasco, Angélica Gonçalves Silva; Sousa, Álvaro Francisco Lopes de; Fronteira, Inês; Barbosa, Dulce Aparecida.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e20210255, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1340729
RESUMO

Objetivo:

Analisar fatores de risco para infecção em receptores de transplante renal de doador falecido com critério expandido (DFCE) nos primeiros dois anos de seguimento.

Método:

Trata-se de estudo de coorte prospectivo, com 466 pacientes do DFCE submetidos a transplante renal, em 2015 e 2016, no Brasil. Um total de 551 eventos foram registrados. A maior incidência de eventos infecciosos ocorreu no primeiro mês após o transplante renal. A infecção por citomegalovírus foi o episódio infeccioso mais comum.

Resultados:

A taxa de incidência de infecções foi de 57,1%. Entre as infecções bacterianas, apenas 4% foram devidas a microrganismos multirresistentes. A taxa de mortalidade foi de 3,3% (15) pacientes. A principal causa de morte foi infecciosa (73,3%). Hospitalização até a primeira infecção (ORa 1,61), número de infecções em 1 ano (ORa 40,16) e infecção por citomegalovírus (ORa 13,84) foram fatores de risco para infecção por microrganismos multirresistentes (MR).

Conclusão:

A incidência de infecção por bactérias MR foi alta entre receptores de transplante renal de DFCE, e a principal causa de morte foi infecção. A sobrevivência foi alta entre os pacientes com infecção.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1