Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Incidence of acute radiodermatitis in women with breast cancer undergoing hypofractionated radiotherapy / Incidencia de radiodermatitis aguda en mujeres con cáncer de mama sometidas a la radioterapia hipofraccionada / Incidência de radiodermatite aguda em mulheres com câncer de mama submetidas à radioterapia hipofracionada

Martelletti, Laura Beatriz Sousa de Jesus; Aguiar, Beatriz Regina Lima de; Vieira, Larissa Aparecida Corrêa; Menêses, Amanda Gomes de; Bontempo, Priscila de Sousa Maggi; Ferreira, Elaine Barros; Reis, Paula Elaine Diniz dos.
Rev. bras. enferm ; 75(1): e20210118, 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1341027
RESUMO

Objetivo:

Estimar a incidência e o grau de radiodermatite aguda ao final e após o término do tratamento em mulheres com câncer de mama submetidas à radioterapia hipofracionada.

Métodos:

Estudo observacional, prospectivo e longitudinal, realizado entre março de 2019 e janeiro de 2020, em um ambulatório de radioterapia.

Resultados:

Participaram do estudo 32 mulheres, dentre as quais, na última sessão de radioterapia hipofracionada, 15 (46,9%) apresentavam radiodermatite, sendo eritema em 13 (40,6%) e descamação úmida em 2 (6,3%). Na avaliação após o tratamento, 27 (84,4%) apresentavam radiodermatite, sendo eritema em 17 (53,1%), descamação seca em 8 (25%) e descamação úmida em 2 (6,3%).

Conclusão:

A incidência geral de radiodermatite após radioterapia hipofracionada em mulheres com câncer de mama foi 37,5% eritema, 12,5%; e descamação seca, 25%. É de suma importância o desenvolvimento de protocolos assistenciais para o manejo de radiodermatite após o tratamento.
Biblioteca responsável: BR1.1