Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Religiosity and mental health as aspects of comprehensiveness in care / Religiosidad y salud mental como aspectos de la atención integral / Religiosidade e saúde mental como aspecto da integralidade no cuidado

Martins, Dalila de Alcântara; Coêlho, Prisca Dara Lunieres Pêgas; Becker, Sandra Greice; Ferreira, Alaidistania Aparecida; Oliveira, Maria Luiza Carvalho de; Monteiro, Leslie Bezerra.
Rev. bras. enferm ; 75(1): e20201011, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1341028
RESUMO

Objetivo:

compreender como a religiosidade pode influenciar a saúde dos indivíduos diagnosticados com transtornos mentais, com base no cuidado integral.

Métodos:

trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com inclusão de artigos em português, inglês e espanhol, no período entre 2010 e 2018.

Resultados:

a análise crítica e síntese qualitativa dos 24 estudos selecionados foram categorizados em dois subtópicos A influência da religiosidade na promoção do cuidado integral em saúde mental; Saúde mental versus religiosidade condicionantes influenciadores para efetivação do acesso ao cuidado integral. Considerações finais identificou-se uma influência positiva da religiosidade na vida dos indivíduos diagnosticados com transtornos mentais, no entanto as evidências demonstram que as equipes de saúde não se sentem confortáveis e preparados para trabalhar a religiosidade como expressão da espiritualidade. Sendo este um dos aspectos dimensionais de saúde, pode-se inferir, sobre os resultados, a existência desta lacuna na abordagem integral do cuidado.
Biblioteca responsável: BR1.1