Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assessment of stigma and prejudice in the organization of care networks for drug users / Evaluación del estigma y prejuicio en la organización de redes de atención a usuarios de drogas / Avaliação do estigma e preconceito na organização de redes de atenção aos usuários de drogas

Santos, Elitiele Ortiz dos; Pinho, Leandro Barbosa de; Silva, Aline Basso da; Eslabão, Adriane Domingues.
Rev. bras. enferm ; 75(1): e20210135, 2022.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1341048
RESUMO

Objetivo:

avaliar o estigma e preconceito na organização de redes de atenção aos usuários de drogas.

Métodos:

estudo qualitativo, desenvolvido por meio da Avaliação de Empoderamento. A pesquisa foi realizada em um município do Rio Grande do Sul, com 42 trabalhadores da rede. Para coleta de dados, utilizou-se a observação participante, entrevista semiestruturada e fórum aberto. Para análise dos dados, utilizou-se a análise temática.

Resultados:

a missão da rede envolveu uma proposta de cuidado sem preconceitos e julgamentos ao usuário de drogas. Identificou-se que a composição da rede com a formação em residência multiprofissional e psiquiatria facilita o alcance da missão, e entre as dificuldades, analisaram-se os desafios para superar o preconceito. Sugerem-se estratégias de educação permanente, seminários e empoderamento do usuário na comunidade. Considerações finais o estigma e o preconceito precisam ser problematizados nas redes para a organização do cuidado psicossocial mais inclusivo e reabilitador.
Biblioteca responsável: BR1.1