Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos do Trabalho em Turnos e Coping em Profissionais de Enfermagem Hospitalar / Effects of Shift Work and Coping in Hospital Nursing Professionals / Efectos del Trabajo por Turnos y Coping en los Profesionales de Enfermería Hospitalaria

Antoniolli, Liliana; Souza, Sônia Beatriz Cócaro de; Macedo, Andreia Barcellos Teixeira; Pai, Daiane Dal; Magalhães, Ana Maria Müller de; Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza.
rev. cuid. (Bucaramanga. 2010) ; 12(2): e1169, mayo 1, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1341815
Resumo Introdução Respostas de coping podem influenciar na adaptação dos profissionais ao trabalho em turnos, contribuindo para manutenção da saúde e qualidade de vida. Assim, objetivou-se verificar a associação entre coping e efeitos do trabalho em turnos sobre a saúde dos profissionais de enfermagem.

Materiais e Métodos:

Estudo transversal, realizado com 124 profissionais de enfermagem em um hospital universitário, no período de agosto a novembro de 2014. Utilizou-se o questionário Coping com o Trabalho por Turnos, instrumentos para avaliação de efeitos do trabalho em turnos na saúde e avaliação da qualidade de vida. Dados analisados estatisticamente, considerando-se significância de 0,05. Resultados Observou-se associação inversa entre efeitos do trabalho em turnos e escore total do coping (p=0,003). Domínios do coping apresentaram correlações diretas com domínios de qualidade de vida (p<0,05). Das participantes, 46 (37%) profissionais apresentavam efeitos do trabalho em turnos na saúde. Discussão O uso do coping contribui com menor ocorrência dos efeitos negativos do trabalho em turnos sobre a saúde, dentre estes, funções cognitivas, sono, hábitos alimentares e gástricos, e estresse. Ainda, podendo cooperar para manutenção do bem estar psíquico e físico, adaptação laboral, e melhor qualidade de vida. Conclusões O conhecimento da relação entre coping e efeitos do trabalho em turnos na saúde pode auxiliar na identificação de meios para promover melhores condições de trabalho, preservando o bem-estar físico e psíquico, e a saúde do profissional de enfermagem.
Biblioteca responsável: CO646.1