Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência contra crianças e adolescentes e pandemia ­ Contexto e possibilidades para profissionais da educação / Violence against children and adolescents and the pandemic ­ Context and possibilities for education professionals / Violencia contra niños, niñas y adolescentes y pandemia ­ Contexto y posibilidades para los profesionales de educación

Oliveira, Ana Paula França de; Souza, Marina Soares de; Sabino, Fabiano Henrique de Oliveira; Vicente, Aparecido Renan; Carlos, Diene Monique.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 26(spe): e20210250, 2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1343017

Objetivo:

compreender as percepções de profissionais da educação sobre as violências contra crianças e adolescentes em contexto de pandemia pela Covid-19.

Método:

pesquisa com abordagem qualitativa, ancorada no Paradigma Complexo, realizada com sete profissionais da educação entre setembro e outubro de 2020. A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas realizadas em plataforma virtual gratuita, sendo os dados analisados tematicamente.

Resultados:

emergiram dois temas finais "Violência e pandemia" e "(Não) percepção de possibilidades de atuação". A violência contra crianças e adolescentes é vislumbrada como fenômeno multidimensional pelos participantes. Pelas especificidades de maior ocorrência nas famílias, as alterações da vida impostas pela pandemia, em especial, o afastamento escolar, podem implicar no aumento de casos e maior dificuldade para identificação de violências contra essa população. Os impactos à saúde mental de crianças e adolescentes nesse período foi reforçado. Conclusão e implicações para a prática apesar da compreensão de maior exposição às violências durante a pandemia, os profissionais não conseguiram propor estratégias para enfrentamento. Novos estudos sobre o tema com diferentes atores envolvidos, e articulação intersetorial para enfrentamento do fenômeno, são necessários
Biblioteca responsável: BR442.1