Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intersetorialidade na promoção da saúde da criança e do adolescente: uma experiência da integração ensino - serviço / Intersectoriality in Child and Adolescent Health Promotion: an experience of teaching-service integration / La intersectorialidad en la promoción de la salud infantil y adolescente: una experiencia de integración docencia-servicio

Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Oliveira, Nayara Priscila Dantas de; Morais, Gabriel Maia; Santos, Gabriel Peres dos; Macedo, Yasmin Pelogio de.
Rev. Ciênc. Plur ; 7(3): 308-327, set. 2021. tab
Artigo em Português | BBO, LILACS | ID: biblio-1344191

Introdução:

Para instituir a intersetorialidade como prática cotidiana deve-se viabilizar uma formação profissional coerente.Neste sentido, experiênciasensino-serviço são importantes meios para esta formação.

Objetivo:

Relatar a experiência das ações voltadas a adolescentes e crianças desenvolvidas em equipamentos sociais adscritos a uma Unidade Saúde da Família de Natal-RN em 2018.2 no contexto da disciplina Saúde e Cidadania.

Metodologia:

A partir do conhecimento geral do território e compreensão de sua dinâmica, sob o referencial da problematização, foram desenvolvidos planos operativos, articulando lideranças locais e comunidade, para contribuir como desenvolvimento local. Desta forma, foram realizadas três intervenções estações temáticas para abordar programas do governo de acesso à educação superior e técnica, carreira militar; Infecção Sexualmente Transmissível, hábitos alimentares saudáveis e iniquidades utilizando dinâmica interativa (escola estadual); gincana com as crianças e palestra com os pais sobre os desafios para a educação dos filhos (Centro de convivência);teatro de fantoches sobre higiene pessoal; musicalização com as crianças; dinâmica com massinhas e pintura; instrução sobre lavagem das mãos e escovação dos dentes; momento literário (Centro Municipal de Educação Infantil).

Resultados:

As intervenções tiveram um caráter intersetorial e obtiveram um balanço positivo tanto pelo público-alvo, como pelos membros do grupo tutorial. As atividades realizadas propiciaram produtos de extensão (paródia; jogo; dinâmica) que viabilizaram trabalhar habilidades cognitivas, artísticas e relacionais do grupo, favorecendo a transformação do grupo em uma equipe. O grupo tutorial buscou estimular os equipamentos sociais a atuarem em conjunto, buscando a prática vivencial da intersetorialidade. Além disso, buscou difundir informações sobre determinantes sociais da educação e alimentação, objetivando maior empoderamento da comunidade.

Conclusões:

Os produtos gerados na experiência podem ser utilizados em outros contextos,conferindo uma maior amplitude de alcance deste relato como um referencial de ações a serem desenvolvidas (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1