Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparação da carga de trabalho de enfermagem entre pacientes clínicos e cirúrgicos em terapia intensiva / Comparación de la carga de trabajo de enfermería entre pacientes clínicos y quirúrgicos en cuidados intensivos / Comparison of nursing workload between clinical and surgical intensive care patients

Santos, Ana Paula Aragão; Carvalho, Thialla Andrade; Soares, Juliana Prado Ribeiro; Coelho, Paulo Roberto Lima Ferreira; Santos, Eduesley Santana.
Cogit. Enferm. (Online) ; 26: e73689, 2021. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1345846
RESUMO

Objetivo:

avaliar comparativamente a carga de trabalho de enfermagem entre pacientes clínicos e cirúrgicos em uma unidade de terapia intensiva.

Método:

coorte prospectivo realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva da capital sergipana, nordeste do Brasil, com os pacientes internados de agosto de 2018 a julho de 2019. Os dados foram analisados pelo software Epi-Info 7.2.

Resultados:

os pacientes clínicos apresentaram maior tempo de internação e taxa de mortalidade. As médias, Simplified Acute Physiology Score 3, 24 horas e saída e Índice de Comorbidade de Charlson apresentaram diferença significativa entre os grupos. A média global da carga de trabalho segundo o Nursing Activities Score foi de 53,31 e observou-se diferença significativa em relação à carga de trabalho apenas na saída da unidade.

Conclusão:

a aplicação dos índices e a mensuração da carga de trabalho entre os diferentes grupos, como neste estudo, auxilia no dimensionamento adequado, agrega segurança e qualidade assistencial.
Biblioteca responsável: BR21.1