Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação da lesão renal aguda com desfechos clínicos de pacientes em unidade de terapia intensiva / Asociación de la lesión renal aguda con resultados clínicos de pacientes en unidad de terapia intensiva / Association of acute kidney injury with clinical outcomes of patients in intensive care unit

Santos, David da Silva; Silva, Joana Ingrid Barbosa da; Melo, Ingrid Almeida de; Marques, Cleidinaldo Ribeiro de Goes; Ribeiro, Hilton de Lima; Santos, Eduesley Santana.
Cogit. Enferm. (Online) ; 26: e73926, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1345881
RESUMO

Objetivo:

avaliar a associação da Lesão Renal Aguda com os desfechos clínicos dos pacientes em Unidade de Terapia Intensiva.

Método:

trata-se do recorte de dados de coorte com visão prospectiva, realizada em uma unidade intensiva privada na capital sergipana entre outubro de 2018 e julho de 2019. A amostra foi por conveniência e não probabilística. Os dados foram analisados com os testes de Kolmogorov-Sminorv; exato de Fisher e t-Student através do Statistical Package for the Social Sciences.

Resultados:

participaram do estudo 100 pacientes, 29% apresentaram Lesão Renal Aguda, sendo 62,1% destes do sexo masculino e com 70±16 anos. Foi evidenciada associação da injúria com infecção (p=0,018), ventilação mecânica por mais de 48 horas (p=0,016), morte (p=0,010) e lesão por pressão (p=0,037).

Conclusão:

O estudo contribuirá para identificação precoce da lesão renal, promovendo auxílio no planejamento do plano para reduzir as complicações da doença.
Biblioteca responsável: BR21.1