Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Interprofissionalidade na atenção primária: intencionalidades das equipes versus realidade do processo de trabalho / La colaboración interprofesional en la atención primaria: la intencionalidad de los equipos versus la realidad del proceso de trabajo / Interprofessional collaboration in primary health care: the team's intentions versus the reality of work processes

Ribeiro, Aridiane Alves; Giviziez, Christiane Ricaldoni; Coimbra, Elânia Assis Rocha; Santos, Jeniffer Dayane Duarte dos; Pontes, Jhonatan Emanuel Maciel de; Luz, Nina Franco; Rocha, Rafael de Oliveira; Costa, Webster Leonardo Guimarães da.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 26: e20210141, 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1346057
Resumo Objetivo comparar atitudes relacionadas à colaboração interprofissional autorrelatadas por diferentes equipes da atenção primária com a realidade observada de seus processos de trabalho. Método abordagem qualitativa e quantitativa implementada em duas etapas de coleta de dados, entre dezembro de 2019 e outubro de 2020. Na qualitativa, empregou-se a observação sistemática dos atendimentos em unidades de saúde. Utilizou-se roteiro de observação baseado no Referencial para Competências em Interprofissionalidade e no Fluxograma Analisador do processo de trabalho centrado no usuário. As observações foram registradas em diário de campo. Na etapa quantitativa, aplicou-se a Escala de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional. Resultados noventa e um profissionais da atenção básica responderam a escala. Obteve-se uma média de 120 de pontuação, que significa valorização do trabalho colaborativo por respondentes de todas as equipes. Apesar disso, foram observadas divergências entre o falado e o vivido, pois o processo de trabalho estruturado parece limitar atitudes colaborativas. Conclusões e implicações para a prática valorização de atividades programadas para o trabalho interprofissional da equipe de saúde e de enfermagem na atenção primária, como espaços na agenda para reuniões. Necessidade de promoção da educação interprofissional com trabalhadores, bem como de políticas públicas que garantam mecanismos para o trabalho colaborativo na atenção básica.
Biblioteca responsável: BR442.1