Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais de estudantes de enfermagem sobre a avaliação na aprendizagem ativa / Representaciones sociales de estudiantes de enfermería sobre la evaluación activa del aprendizaje / Social representations of nursing students on the active learning assessment

Lemes, Monike Alves; Marin, Maria José Sanches; Lazarini, Carlos Alberto; Bocchi, Silvia Cristina Mangini; Ghezzzi, Joyce Fernanda Soares Albino; Higa, Elza de Fátima Ribeiro.
REME rev. min. enferm ; 25: e1396, 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1346854
RESUMO

Objetivo:

compreender as representações sociais dos estudantes de Enfermagem sobre sua avaliação na aprendizagem ativa.

Método:

estudo qualitativo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, em uma instituição pública do centro-oeste paulista, a qual utiliza a aprendizagem ativa no processo de ensino. Participaram 20 estudantes da segunda série do curso de Enfermagem, selecionados por amostra intencional pelo fato de terem vivenciado o processo avaliativo na primeira série, por meio de entrevistas semiestruturadas, com uma questão norteadora que versou sobre a compreensão do estudante acerca do processo avaliativo. A análise dos dados foi desenvolvida pelo discurso do sujeito coletivo, a partir das figuras metodológicas Expressões-chave, ideia central, ancoragem e discurso do sujeito coletivo.

Resultados:

as representações sociais dos estudantes de Enfermagem sobre o processo avaliativo remeteram a três ideias centrais - perfil e comunicação do estudante; perfil docente; ambiente avaliativo.

Conclusão:

depreende-se que o processo de avaliação é contínuo, influenciado por características e comportamentos de estudantes e docentes, requer capacitação docente e ambiente propício, o que reafirma a complexidade da prática avaliativa na aprendizagem ativa, bem como a necessidade de investimentos contínuos visando ao seu aperfeiçoamento.
Biblioteca responsável: BR21.2