Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hanseníase: crenças e tabus de agentes comunitários de saúde / Hansen's disease: beliefs and taboos of the community health agents / Enfermedad de Hansen: creencias y tabúes de los agentes comunitarios de salud

Alencar, Olga Maria de; Pereira, Thayza Miranda; Heukelbach, Jorg; Barbosa, Jaqueline Caracas; Cavalcante, Ana Suelen Pedroza; Silva, Maria Rocineide Ferreira da.
Rev. bioét. (Impr.) ; 29(3): 606-614, jul.-set. 2021.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1347130
Resumo Por meio da análise crítica do discurso, este artigo busca compreender na prática de agentes comunitários de saúde os discursos sobre a hanseníase/lepra, doença estigmatizada e envolta em saberes e práticas, tendo como premissa que esses profissionais incorporam representações preconcebidas ao trabalho. A pesquisa está estruturada de modo a familiarizar o leitor com os aspectos teóricos dessa análise e o percurso histórico dos profissionais na formação do discurso. Do corpus empírico emergiram as categorias "comida reimosa crenças e tabus alimentares"; "crenças e tabus relacionados ao álcool"; e "hanseníase, a doença que cai os pedaços". Foi revelado que os agentes acreditam na existência de alimentos reimosos e na culpabilização do álcool para o prolongamento do tratamento e que ainda circula a concepção de que a doença faz cair pedaços do corpo da pessoa acometida. Os conhecimentos técnicos equivocados dos agentes podem estar relacionados à forma como se dá a educação permanente.
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1