Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Parasitic contamination in the soil of beaches from Mosqueiro Island, Pará State, Brazil / Contaminação parasitária no solo de praias da Ilha do Mosqueiro, Estado do Pará, Brasil

Azevedo Junior, Juscelino Carvalho de; Moreira, Beatriz Modesta; Oliveira, Beatriz Lopes de; Carvalho, Kássia Larissa Pinto; Feio, Danielle Cristinne Azevedo; Guerra, Sylvia de Fátima dos Santos; Pinto, Laine Celestino.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 9(1): 1-6, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1352410
Objetivo: Avaliar a prevalência de parasitos intestinais no solo de três praias da Ilha de Mosqueiro, localizada no estado do Pará, Brasil, além de comparar a frequência de helmintos e protozoários, parasitos patogênicos e não patogênicos de acordo com as praias analisadas. Metdodos: Este é um estudo transversal, analítico, realizado durante agosto e setembro de 2019, no qual 155 amostras do solo foram analisadas pelo método de Hoffman. Resultados: Os resultados revelaram que 16,1% das amostras estavam contaminadas em 61,3% dos pontos de coleta. As praias do Murubira e do Farol apresentaram a maior prevalência de parasitos, porém não houve diferença significativa entre os diferentes locais de coleta. Além disso, foi observada a predominância de protozoários (63%) e parasitas não patogênicos (55.6%) nas amostras analisadas, mas não houve diferença estatística significativa entre os locais investigados. Endolimax nana 25,9% (7/27) e Ancilostomídeos 18,5% (5/27) foram os parasitas mais detectados nas praias. Conclusao: Desse modo, este estudo mostrou contaminação parasitária nas praias da Ilha de Mosqueiro, o que pode estar associada à falta de infraestrutura de saneamento e higiene pessoal nesses locais. Além disso, esses resultados reforçam a necessidade de se adotar medidas educacionais e preventivas para a redução desses agentes parasitários.
Biblioteca responsável: BR1780.2