Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Exposição a agrotóxicos e a leucemia linfocítica aguda em criança: uma revisão de escopo / Exposición a pesticidas y leucemia linfocítica aguda en niños: una revisión del alcance / Pesticide exposure and acute lymphocytic leukemia in children: a scope review

Vicente, Juliana; Riquinho, Deise Lisboa; Nora, Carlise Rigon Dalla; Damaceno, Adalvane Nobres; Souto, Lucia Helena Donini.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e50017, 20200000. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1356100
RESUMO

Introdução:

A Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) é um tipo de câncer que acomete o processo hematopoiético e está diretamente relacionada a fatores genéticos e ambientais.

Objetivo:

Identificar na literatura a existência de associação entre a exposição à agrotóxicos e o desenvolvimento de Leucemia Linfocítica Aguda em crianças no cenário nacional e internacional.

Métodos:

Realizou-se uma revisão de escopo nas bases de dados LILACS, IBECS, MEDLINE, BDENF, CINAHL e bibliotecas Cochrane e Scielo e Google Scholar. Incluíram-se produções relacionadas à exposição por agrotóxicos e o desenvolvimento de Leucemia Linfocítica Aguda em crianças.

Resultados:

A revisão abrangeu 22 estudos publicados de 2008 a 2017. A associação da exposição a pesticidas com o desenvolvimento de LLA infantil deu-se na exposição materna aos pesticidas domésticos no período pré-concepção, gestacional e exposição da própria criança à pesticidas domésticos na primeira infância.

Conclusão:

Os resultados permitiram identificar as publicações sobre a associação entre o uso de agrotóxicos e o desenvolvimento de Leucemia Linfocítica Aguda em crianças. Entretanto, há a necessidade de novos estudos sobre a exposição de crianças à pesticidas domésticos, conhecimento sobre sua toxicidade e danos à saúde humana, assim como medidas para redução do uso.
Biblioteca responsável: BR513.1