Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Safety of the effective radiation dose received during stroke hospitalization / Segurança da dose de radiação efetiva recebida durante internação por acidente vascular cerebral

Canton, Gregório Platero; Luvizutto, Gustavo José; Hamamoto Filho, Pedro Tadao; Minicucci, Marcos Ferreira; Modolo, Gabriel Pinheiro; Trindade, André Petean; Bazan, Rodrigo; Souza, Juli Thomaz de.
J. vasc. bras ; 20: e20210142, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1356451
Resumo Contexto A neuroimagem é amplamente utilizada para o diagnóstico e tratamento do acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, pouco se sabe se a dose de radiação recebida nesses exames está de acordo com as diretrizes internacionais de segurança. Objetivos O objetivo deste estudo foi avaliar a dose de radiação efetiva (DRE) durante a hospitalização por AVC. Métodos Trata-se de estudo transversal com 109 pacientes hospitalizados com diagnóstico de AVC isquêmico. A gravidade do AVC foi avaliada pela National Institutes of Health Stroke Scale, a topografia pela classificação clínica de Bamford e a etiologia pelo Trial of ORG 10172 in Acute Stroke Treatment (TOAST). O índice de dose recebida no exame de tomografia computadorizada (TC) e as estimativas de dose específicas foram usados ​​para calcular a DRE recebida durante a hospitalização. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparar a DRE recebida por pacientes trombolisados ​​e não trombolisados. Estatísticas não paramétricas foram utilizadas para analisar os dados. Resultados Durante o período do estudo, a DRE foi de 10,9 mSv. O tempo de internação não foi associado à exposição à radiação. Nenhuma diferença foi demonstrada na DRE de acordo com a etiologia e classificação clínica de Bamford. Os pacientes que fizeram perfusão (isolada, associada à TC ou angiotomografia) receberam a maior DRE (46,5 mSv) em comparação aos que não fizeram (10,8 mSv), sendo estatisticamente significativo (p <0,001). Não foram encontradas diferenças na DRE entre pacientes trombolisados e não trombolisados. Não houve correlação entre a DRE durante a hospitalização com a gravidade do AVC. Conclusões De acordo com as atuais diretrizes nacionais, o protocolo de exame de imagens na unidade de AVC é seguro em relação à DRE recebido pelo paciente durante a internação. Não houve diferença na DRE dos pacientes de acordo com o tratamento trombolítico e a gravidade do AVC.
Biblioteca responsável: BR1.1