Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relationships of adolescents with suicidal behavior with social support networks / Relaciones de red de apoyo social del adolescente con comportamiento suicida / Relações de rede de apoio social do adolescente com comportamento suicida

Simões, Émilen Vieira; Oliveira, Adriane Maria Netto de; Pinho, Leandro Barbosa de; Oliveira, Stella Minasi de; Lourenção, Luciano Garcia; Farias, Francisca Lucélia Ribeiro de.
Rev. gaúch. enferm ; 43: e20210033, 2022.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1357353
RESUMO

Objetivo:

Conhecer as relações de rede de apoio social do adolescente com comportamento suicida.

Método:

Pesquisa qualitativa, realizada com dez adolescentes que apresentaram comportamento suicida, do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil, em um município do sul do Brasil. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas em julho de 2020, durante a pandemia da COVID-19, através do WhatsApp e os dados analisados conforme análise temática de conteúdo de Minayo.

Resultados:

Foram divididos em duas categorias, dinâmica das relações na rede de apoio social intrafamiliar, na qual se conheceu fragilidades nas relações e um fortalecimento após intervenções dos profissionais de saúde e, relações com demais membros da rede de apoio social, evidenciou-se os adolescentes terem uma rede de apoio fragilizada com os amigos e no ambiente escolar. Considerações finais A pesquisa permitiu conhecer como são as relações de rede de apoio social e os reflexos dessa situação para o desenvolvimento do adolescente.
Biblioteca responsável: BR1.1