Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A via das quinureninas e suas implicações na esquizofrenia / Kynurenine pathway and its implications in schizophrenia

Cunha, Samuel Frota; Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues; Aragão, Gislei Frota.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 19(1): 139-143, jun 17, 2020. fig
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1358983

Introdução:

a esquizofrenia é uma doença mental grave heterogênea, de extrema complexidade, manifestada por vários distúrbios de cognição, pensamento, memória, comportamento e afeto. Sua fisiopatologia, apesar dos avanços, continua de difícil compreensão.

Objetivo:

realizar uma revisão da literatura a respeito da relação entre a via das quinureninas e a fisiopatologia da esquizofrenia.

Metodologia:

foi conduzida a busca de artigos através das bases de dados Medline e Lilacs, utilizando os descritores schizophrenia/ esquizofrenia e as palavras-chave kynurenine pathways/via das quinureninas. Por meio desta busca, foram selecionados 38 artigos publicados entre os anos de 1990 e 2018.

Resultados:

estudos mais recentes vêm demonstrando que anormalidades no metabolismo do triptofano por meio da via das quinureninas poderiam estar relacionadas com os mecanismos neurofisiopatológicos da esquizofrenia. Os metabólitos gerados pela via das quinureninas possuem propriedades neuroativas. Dentre eles, destaca-se o ácido quinurênico, antagonista endógeno do receptor N-metil-D-aspartato. Seus níveis cerebrais estão aumentados em pacientes esquizofrênicos, provavelmente devido a uma condição pró-inflamatória, resultando dessa forma, em possíveis alterações neurológicas responsáveis pelo desenvolvimento da esquizofrenia.

Conclusão:

não somente uma melhor compreensão da fisiopatologia da esquizofrenia, como também o desenvolvimento de novos alvos terapêuticos, poderão ser obtidos a partir de um melhor entendimento da relação entre anormalidades na via das quinureninas e a gênese da esquizofrenia.
Biblioteca responsável: BR342.1