Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Entrepreneurial Nursing interventions for the social emancipation of women in recycling / Intervenciones emprendedoras de Enfermería hacia la emancipación social de mujeres recicladoras / Intervenções empreendedoras de Enfermagem para a emancipação social de mulheres recicladoras

Backes, Dirce Stein; Müller, Lisiane de Borba; Mello, Giovana Batistella de; Marchiori, Mara Regina Teixeira Caino; Büscher, Andreas; Erdmann, Alacoque Lorenzini.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20210466, 2022.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1360761
RESUMO

Objetivo:

Implementar e significar intervenções empreendedoras de Enfermagem, com vistas à emancipação social de mulheres trabalhadoras de uma Associação de Materiais Recicláveis.

Método:

Pesquisa-ação, cujo processo de intervenção teve como cenário uma ação alusiva ao Dia das Mães, em período pandêmico, com a participação de 28 mulheres de uma Associação Recicláveis.

Resultados:

Da análise temática do tipo Reflexive, que possibilitou o registro sistemático de ideias, insights e a significação da intervenção realizada, resultaram duas categorias Do aparente isolamento à reinvenção profissional e Da invisibilidade à dignidade e à sensação de igualdade social.

Conclusão:

O significado das intervenções realizadas em uma Associação de Materiais Recicláveis em período pandêmico significou, para as mulheres/Mães trabalhadoras, sentido de vida, sobrevivência, dignidade e empoderamento, quando pouco ou nada esperavam. Possibilitar uma identidade social às mulheres de uma Associação de Reciclagem implica, em suma, superar intervenções lineares e assistencialistas.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1