Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O trabalho do agente comunitário de saúde como doação, abnegação e criação de vínculo: subjetividades produzidas / El trabajo del agente de salud comunitario como donación, desinterés y vinculación: subjetividades producidas / The work of the community health agent as donation, abnegation and bonding: subjectivities produced

Chaves, Vivian Carlla Brilhante; Alencar, Olga Maria de; Marinho, Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto; Gomes, Kilma Wanderley Lopes; Silva, Maria Rocineide Ferreira da.
Rev. urug. enferm ; 17(1): 1-13, ene. 2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1361874
O estudo objetiva identificar a percepção do significado do papel do agente comunitário de saúde na visão dos próprios agentes e dos profissionais da Estratégia Saúde da Família. Realizou-se pesquisa descritiva qualitativa, no município de Quixeré, Ceará - Brasil. Participaram desse estudo nove agentes de saúde e nove profissionais das equipes (três médicos, três enfermeiros e três odontólogos). Para a coleta de dados foi utilizada a técnica grupo focal e teve como método de análise o discurso o sujeito coletivo. Os resultados demostraram discursos baseados no papel do agente comunitário com o significado de doação, abnegação e vínculo. A construção de vínculos aparece nas dimensões da comunidade e da equipe de saúde, com satisfação e também com sofrimento, uma vez que o agente não se considera preparado para a escuta qualificada das demandas, demonstrando lacunas existentes em sua formação e a necessidade de interprofissionalidade. O vínculo foi fortemente enaltecido, sendo esse um princípio inerente ao trabalho do agente, que, para além da empatia com os usuários, necessitam de uma formação que balize o seu processo de trabalho, trazendo respostas concretas que os subsidiem em suas condutas junto à comunidade, ressignificando o papel da categoria e valorizando suas práticas. Apesar da produção científica relevante no país em relação a essa temática, esses sentidos merecem uma investigação mais aprofundada, como forma de legitimar práticas e reconhecer seu papel na comunidade e nos serviços de saúde.
Biblioteca responsável: UY7.1