Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Identificación de competencias específicas de enfermería para el cuidado del recién nacido en recuperación nutricional, Hospital "Eusebio Hernández Pérez": 2020 / Identification of specific competences for nursing for the care of the newborn in nutritional recovery, hospital 'Eusebio Hernández Pérez': 2020 / Identificação de competências específicas para a enfermagem para o cuidado do recém-nascido na recuperação nutricional, hospital "Eusbio Hernández Pérez": 2020

Rodríguez Rubio, Noemí; Massó Batancour, Eniomis; Fernández Rodríguez, Victoria Ivón; Rodríguez Rubio, Noelvis; Villalón Raymond, Yaremis; Jorge Socorro, Jaqueline.
Rev. urug. enferm ; 17(1): 1-13, ene. 2022.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF | ID: biblio-1363018

Introdução:

Na pesquisa realizada no serviço de neonatologia do Hospital Universitário Gineco-Obstétrico "Eusebio Hernández", constatou-se que para a equipe de enfermagem o cuidado ao recém-nascido em recuperação nutricional é um elemento importante para o andamento da assistência do recém-nascido em enfermarias de terapia intensiva neonatal.

Objetivo:

Identificar as competências específicas de enfermagem para o cuidado ao recém-nascido em recuperação nutricional.

Métodos:

Pesquisa de desenvolvimento tecnológico no Hospital "Eusebio Hernández" Gyneco-Obstétrico de Havana em 2020. O universo era formado por 50 profissionais de enfermagem que atuavam no serviço de neonatologia. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado o método DACUM (elaboração do currículo do trabalho), foram elaboradas as funções e tarefas, com a participação de especialistas, foi construído o mapa DACUM.

Resultados:

identificaram-se 6 competências específicas em relação a 6 funções e respetivas tarefas, em que todos os peritos concordaram por possuírem um elevado nível científico.

Conclusões:

Foram identificadas competências específicas de enfermagem para o cuidado ao recém-nascido em recuperação nutricional, o que permitiu melhorar a qualidade da assistência a esses recém-nascidos e o aprimoramento dos profissionais.
Biblioteca responsável: UY7.1