Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção e validação de jogo educativo sobre a infecção pelo papilomavírus humano / Elaboración y validación de juego educativo sobre la infección por el virus del papiloma humano / Construction and validation of a serious game about human papillomavirus infection

Maciel, Maylla Pereira Rodrigues; Costa, Lílian Maria Almeida; Sousa, Kayo Henrique Jardel Feitosa; Oliveira, Adélia Dalva da Silva; Amorim, Fernanda Cláudia Miranda; Moura, Luana Kelle Batista; Zeitoune, Regina Célia Gollner; Almeida, Camila Aparecida Pinheiro Landim.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 35: eAPE03012, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1364243
Resumo Objetivo Descrever o processo de construção e validação de um jogo educativo para a prevenção da infecção causada pelo papilomavírus humano. Métodos Estudo metodológico que seguiu as etapas conceituação, pré-produção, prototipagem, produção e avaliação de especialistas. Para a conceituação e pré-produção desenvolveu-se uma revisão integrativa, que gerou demandas de conhecimento, categorizadas e usadas na produção do protótipo. Na avaliação de especialistas, participaram 13 para análise do conteúdo e sete para design, que responderam instrumentos distintos. Os dados foram analisados quanto ao escore do Suitability Assessment of Materials e Índice de Validade de Conteúdo. Resultados Desenvolveu-se um jogo educativo baseado nas lacunas de conhecimento da população identificadas na literatura, denominado roleta digital. Os especialistas de conteúdo consideraram que a tecnologia desenvolvida possui potencial para a educação em saúde e prevenção das formas de adoecimento pelo papilomavírus humano. Na avaliação da aparência, os especialistas de design consideraram satisfatórios a compreensibilidade e qualidade da interface. Conclusão A roleta digital apresentou evidências de validade de conteúdo satisfatórias. As recomendações dos especialistas aprimoraram o conteúdo e aparência, possibilitando a mediação das atividades educativas.
Biblioteca responsável: BR1.2