Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Semi-automated data collection from electronic health records in a stroke unit in Brazil / Coleta de dados semiautomáticos de registros eletrônicos de saúde na unidade de acidente vascular cerebral no Brasil

Valêncio, Raquel Franco Zambom; Souza, Juli Thomaz de; Winckler, Fernanda Cristina; Modolo, Gabriel Pinheiro; Ferreira, Natalia Cristina; Bazan, Silmeia Garcia Zanati; Lange, Marcos Christiano; Freitas, Carlos Clayton Macedo de; Paiva, Sergio Alberto Rupp de; Oliveira, Rogério Carvalho de; Luvizutto, Gustavo José; Bazan, Rodrigo.
Arq. neuropsiquiatr ; 80(2): 112-116, Feb. 2022. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1364362
RESUMO Antecedentes Há alta demanda de dados de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) nos sistemas de saúde de países de baixa e média renda.

Objetivo:

Desenvolver um banco de dados de AVC para integrar dados clínicos ou funcionais e indicadores de qualidade de pacientes com AVC.

Métodos:

Estudo observacional, transversal e prospectivo. Foi desenvolvida uma ferramenta para coletar dados clínicos durante as internações por AVC por meio de um editor eletrônico de formulários estruturados integrado ao prontuário eletrônico. A validação dos campos no editor eletrônico foi programada em linguagem de consulta estruturada (SQL). Para armazenar os resultados da SQL, uma tabela virtual foi criada e programada para atualização diária. Para desenvolver interface entre os dados e o usuário, foram utilizados o software Embarcadero Delphi e o componente DevExpress para gerar informações apresentadas na tela. Os dados foram extraídos dos campos do formulário e também do cruzamento de outras informações do sistema informatizado, incluindo pacientes internados na unidade de AVC.

Resultados:

O banco de dados foi criado e integrado ao sistema eletrônico do hospital, permitindo coleta diária de dados. Indicadores de qualidade foram criados no banco de dados para que o sistema acompanhasse e realizasse a tomada de decisão com os gestores dos serviços de saúde, resultando em melhoria no processo e no atendimento ao paciente após AVC. Foi criado um portal inteligente, no qual eram registradas as informações referentes aos pacientes.

Conclusões:

Com a coleta de dados semiautomática, foi possível criar um banco de dados de AVC dinâmico e otimizado em unidade de AVC no Brasil.
Biblioteca responsável: BR1.1