Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quality of transitional care of children with chronic diseases: a cross-sectional study / Qualidade da transição do cuidado de crianças com doenças crônicas: um estudo transversal / Calidad del cuidado transicional de niños con enfermedades crónicas: un estudio transversal

Cechinel-Peiter, Caroline; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; de Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira; Acosta, Aline Marques; Pina, Juliana Coelho; de Andrade, Selma Regina; Oelke, Nelly Donszelmann; dos Santos, José Luís Guedes.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20210535, 2022. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1365403
RESUMO

Objetivo:

Analisar que fatores podem estar associados à qualidade da transição do cuidado do hospital para o domicílio de crianças com doenças crônicas.

Método:

Estudo transversal, quantitativo, realizado em dois hospitais do Sul do Brasil, de fevereiro a setembro de 2019. Participaram 167 familiares de crianças com doença crônica. A coleta de dados ocorreu por meio de um instrumento sócio-demográfico e da da versão brasileira do Care Transitions Measure (CTM-15).

Resultados:

A pontuação média para a qualidade da transição de cuidados foi de 90,1 (dp = 19,5) (0-100). O Fator 1, "Preparação para o autogerenciamento", foi o fator com maior média autopercebida, 92,3 (dp = 11,6), enquanto o Fator 4, "Plano de cuidado", teve a menor média, 86,3 (dp = 21,3). A qualidade da transição de cuidado foi maior para os pacientes residentes em municípios que não pertenciam à mesma região de saúde dos hospitais.

Conclusão:

A qualidade da transição do cuidado de criança com doenças crônicas, percebida pelos familiares, no processo de alta hospitalar para o domicílio, foi considerada alta. Morar em outra região de saúde que não aquela do hospital associou-se a uma melhor percepção da qualidade da transição do cuidado.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1