Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sintomas psicopatológicos e situação laboral da enfermagem do Sudeste brasileiro no contexto da COVID-19 / Psychopathological symptoms and work status of Southeastern Brazilian nursing in the context of COVID-19 / Síntomas psicopatológicos y situación laboral de la enfermería del Sureste brasileño en el contexto de la COVID-19

Alves, Jheynny Sousa; Gonçalves, Angelica Martins de Souza; Bittencourt, Marina Nolli; Alves, Verônica de Medeiros; Mendes, Darcio Tadeu; Nóbrega, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 30: e3518, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1365882
Resumo Objetivo avaliar a relação entre sintomas psicopatológicos e a situação laboral de profissionais de enfermagem da Região Sudeste do Brasil, no contexto da pandemia da COVID-19. Método estudo observacional e transversal com coleta de dados virtual e por meio de snowball nos meses de abril a julho de 2020. Aplicou-se um questionário contendo dados sociodemográficos, laborais e a escala de avaliação de sintomas psicopatológicos (psicoticismo, obsessividade/compulsividade, somatização e ansiedade). Foram utilizadas estatísticas descritivas e inferenciais para a análise dos dados. Resultados entre os 532 participantes, verificou-se relação entre carga horária de trabalho semanal e psicoticismo. Todos os domínios da escala associaram-se ao constrangimento e/ou violência no percurso de trabalho e recebimento de suporte psicológico/emocional da instituição onde o indivíduo trabalha/estuda. Conclusão a faixa etária, carga horária elevada, violência vivenciada e falta de suporte psicológico durante a pandemia associaram-se com o aumento dos sintomas psicopatológicos entre os profissionais de enfermagem. Sugere-se a criação de diretrizes institucionais voltadas ao acolhimento e acompanhamento dessas demandas.
Biblioteca responsável: BR26.1