Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde do homem na atenção básica sob o olhar de profissionais de enfermagem / Men's health in primary care under the gaze of nursing professionals / La salud del hombre en la atención primaria bajo la mirada de los profesionales de enfermería

Santos, Ruhan Ribeiro dos; Morais, Erica Jorgiana dos Santos de; Sousa, Kayo Henrique Jardel Feitosa; Amorim, Fernanda Cláudia Miranda; Oliveira, Adélia Dalva da Silva; Almeida, Camila Aparecida Pinheiro Landim.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(5): 887-893, dez. 2021. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1366726

Objetivo:

Descrever o olhar de profissionais de enfermagem em relação à saúde do homem na atenção básica.

Métodos:

Estudo qualitativo realizado com 20 profissionais de enfermagem das Unidades Básica de Saúde de um município piauiense. Para a produção dos dados, utilizou-se de entevistas semiestruturadas, transcritas e processadas, posteriormente, no software IraMuTeQ. Para o exame dos dados utilizou-se da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

Identificaram-se seis ideias centrais que revelaram o medo da descoberta de doenças pode ocasionar problemas na inserção do homem nas Unidades Básicas de Saúde; o machismo como o desencadeador da pouca procura do homem pelos serviços de atenção básica; as barreiras para a inserção do homem nos serviços de saúde; o atendimento da equipe de enfermagem na adequação do tempo para a prestação de assistência ao homem; as atividades de prevenção realizadas pelos profissionais de enfermagem para redução de danos à saúde do homem e a importância das estratégias educativas na atenção básica voltadas à saúde do homem.

Conclusão:

As ações de cuidado de enfermagem devem ser voltadas, inicialmente, à inserção do homem como protagonista do cuidado em saúde, levando-se em consideração suas particularidades. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2