Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autocuidado e rede de suporte às pessoas com diabetes: habilidades adaptativas e adversidades / Self care and support network for people with diabetes: adaptive skills and adversities / Red de autocuidado y apoyo para personas con diabetes: habilidades de adaptación y adversidades

Locks, Melissa Orlandi Honorio; Brehmer, Laura Cavalcanti de Farias; Rosa, Luciana Martins da; Hausmann, Camila; Willrich, Gabriela Pereira Bozzetti.
Rev. urug. enferm ; 17(1): 1-15, ene. 2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1367881

Objetivo:

compreender as adversidades e habilidades adaptativas vivenciadas por pessoas com diabetes mellitus.

Metodologia:

estudo de caso único com abordagem qualitativa, realizado com pessoas com diabetes, participantes em um grupo de educação em saúde vinculado a um Hospital Universitário da região sul do Brasil. Para coleta de dados, entre maio e junho de 2019, foi aplicada a Escala Problems Areas in Diabetes, cujos dados foram analisados, conforme recomendação de pontuação do instrumento; entrevista semiestruturada e observação participante submetidas à análise de conteúdo. O suporte teórico deste estudo foi a Teoria da Resiliência Aplicada a Sistemas Socioecológicos e estudos que abordam as práticas de autocuidado.

Resultados:

o caso único inclui cinco participantes. O score médio segundo a Escala Problems Areas in Diabetes foi de 48,0. O score individual indicou elevado impacto emocional relacionado ao viver com diabetes. Dos cinco participantes, três ultrapassaram o score máximo desejável (40 pontos) 81,25; 65; 57,5, 28,75 e 7,5. Da análise de conteúdo emergiram duas categorias "Desafios para o autocuidado", com destaque à alimentação, tratamento farmacológico e monitorização do diabetes; "Rede de suporte para o enfrentamento das adversidades", com destaque o apoio dos familiares, amigos e profissionais da saúde.

Conclusão:

o conhecimento das adversidades e habilidades adaptativas das pessoas com diabetes contribui para compreensão do processo de resiliência, práticas de autocuidado e melhores práticas de saúde.
Biblioteca responsável: UY7.1