Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

+Perto® programa de enfermagem de reabilitação tecnológico / +Perto® technological rehabilitation nursing program

Araújo, Tiago Emanuel Soares de.
Bragança; s.n; 20220000. il., tab..
Tese em Português | BDENF | ID: biblio-1368941
Com o aumento da expetativa de vida e o consequente envelhecimento das populações, a prevalência da osteoartrose, sobretudo da osteoartrose do joelho, tem vindo a expandir-se, traduzindo-se num aumento da morbilidade e incapacidade. A artroplastia total do joelho é a intervenção cirúrgica capaz de devolver funcionalidade e qualidade de vida a pessoas com estadio avançado de osteoartrose do joelho. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, considerando a exponencial utilização das novas tecnologias por parte da população em geral, é detentor de um amplo conjunto de competências que permitem responder às necessidades específicas das pessoas com osteoartrose que são submetidas a artroplastia total do joelho, desenvolvendo e implementando programas que visem a maximização da funcionalidade e promovam a literacia em saúde.

Objetivo:

Construção e desenvolvimento de um programa de enfermagem de reabilitação para pessoas submetidas a artroplastia total do joelho, passível de ser acoplado numa aplicação móvel, dividido em três fases Fase 1 ­ fase de preparação, reabilitação pré-operatória; Fase 2 ­ Fase de internamento; Fase 3 ­ fase de recuperação, reabilitação pós-operatória.

Metodologia:

Através da metodologia investigação-ação foi possível a criação e desenvolvimento da imagem gráfica e marca e a construção do programa de reabilitação digital, acompanhado de canal comunicacional e monitorização de pessoas submetidas a artroplastia total do joelho desde o período pré-operatório até às seis semanas do pós-operatório.

Resultados:

O programa de enfermagem de reabilitação tecnológico contará com um módulo de planos de exercícios diários, focado na preparação e recuperação; um módulo de informação útil, com o intuito de aumentar o conhecimento e literacia em saúde, através de recomendações, estratégias e técnicas fornecidas ao longo do programa; um módulo comunicacional com a equipa de enfermagem de reabilitação e algoritmos automáticos de apoio à tomada de decisão com feedback à medida que o programa é utilizado através de resposta a questionários e formulários. A identificação precoce de sinais e sintomas permitirá a atempada deteção e monitorização de complicações pós-operatórias capazes de diminuir a taxa de infeções e reinternamentos.

Conclusão:

Esta nova forma de olhar sobre o mundo digital em simbiose com a saúde que o programa de enfermagem de reabilitação tecnológico vem permitir, cria valor, reduz as barreiras geográficas e aproxima a saúde das populações preparando-as para uma proveitosa transição no processo saúde/doença, tornando as pessoas doentes na peça central de uma linha orientadora que pretende projetar os cuidados de saúde para o futuro mais eficiente, humano e sustentável.
Biblioteca responsável: PT48.1
Localização: PT48.1