Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adesão ao tratamento farmacológico em idosos: uma revisão integrativa da literatura / Adherencia al tratamiento farmacológico en el anciano: revisión integradora de la literatura / Adherence to pharmacological treatment in the aged: an integrative literature review

Hermes, Gabriele Bester; Lange, Celmira; Lemões, Marcos Aurélio Matos; Peters, Carla Weber; Figueiredo, Lílian Munhoz; Gouvea, Samira Lemões.
Rev. urug. enferm ; 17(1): 1-16, ene. 2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1369117

Objetivo:

Identificaros fatores relacionados à adesão ao tratamento farmacológico em idosos.

Método:

trata-se de estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, realizado nas bases de dados LILACS, PubMed, Scopus, Web Of Science e na Biblioteca Virtual SciELO. Consideraram-se os estudos originais, disponíveis na íntegra e publicados no período de 2013 a 2018.

Resultado:

Localizou-se 1789 publicações, sendo que 352 eram duplicadas, permanecendo 1437. Após leitura dos títulos e resumos encontrou-se 20 artigos para leitura na íntegra e que representou a amostra final.

Conclusão:

A adesão ao tratamento por idosos sofre a influência de múltiplos fatores, entre eles socioeconômicos e demográficos, relacionados à condição de saúde, sistema e profissionais, relacionados ao tratamento farmacológico e de estilo de vida e comportamento. O suporte de familiares, amigos e grupos sociais de apoio mostrou-se associada à adesão, assim como percepção positiva da visão e audição, ausência de fragilidade e de declínio cognitivo.
Biblioteca responsável: UY7.1