Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Complicações da utilização de equipamentos de proteção individual no atendimento a doentes por COVID-19 / Complications of personal protective equipment use in COVID-19 patient care

Silva, Maria do Céu Vaqueiro da.
Bragança; s.n; 20220000. tab..
Tese em Português | BDENF | ID: biblio-1372187
No final de 2019 surge, na china, um coronavírus altamente contagioso, que rapidamente se propagou pelos 5 continentes, tendo a OMS, a 11 de março de 2020, declarado a COVID-19 como uma pandemia. Sem tratamento eficaz, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) surgem como a medida mais eficaz de prevenir e controlar a transmissão. São vários os relatos e os estudos que surgem sobre as dificuldades e as complicações que os profissionais de saúde experienciam com a utilização prolongada destes. Assim, este estudo tem como objetivo analisar as complicações decorrentes da utilização dos EPI, por parte dos colaboradores dos serviços de Medicina Intensiva, Serviço de Urgência e Serviço de Medicina B Poente, de uma Unidade Local de Saúde do Norte de Portugal, no atendimento a doentes por COVID-19.

Metodologia:

Desenvolveu-se um estudo transversal analítico, em profissionais dos serviços de Medicina Intensiva, Serviço de Urgência e Serviço de Medicina B Poente, de uma Unidade Local de Saúde do Norte de Portugal, no atendimento a doentes por COVID- 19. Foram definidos como critérios de inclusão prestarem cuidados a doentes com COVID- 19; utilizarem EPI, Instrumento de Recolha de Dados totalmente preenchido e disponibilizarem-se a participar no estudo. Obtivemos, assim, uma amostra de 28 médicos, 60 enfermeiros e 30 assistentes operacionais dos referidos serviços. Os participantes foram convidados, através do gestor de serviço e por mail, a responder a um questionário online no Google Docs., constituído por duas partes a primeira com questões sobre a caraterização sociodemográfica e profissional e a segunda com questões relativas aos EPI e suas complicações. O estudo obteve o perecer favorável da Comissão de Ética n.º 25/2021. Os procedimentos de análise e tratamento de dados foram realizados no programa informático SPSS® através da estatística descritiva para todas as variáveis e de testes não paramétricos para análise inferencial, com valor de significância de 0,05.

Resultados:

Os principais resultados mostraram maior predomínio, do sexo feminino (72,0%); média de idade de 40±38,5 anos, com bacharelato/licenciatura (61,9%); casados ou em união de facto (61,9%); enfermeiros (50,8%), com tempo de serviço médio de 12,2±12 anos e a trabalhar no SU (52,5%). As luvas descartáveis (51,7%), a máscara cirúrgica (51,7%) e a máscara FFP2 (60,2%) foram os EPI utilizados por mais de 4 horas. Foram identificadas maiores dificuldades para o uso do macacão (71,2%), da máscara FFP2 (52,5%), dos óculos e da viseira (62,7%). A maior parte dos profissionais recorreu a medidas de prevenção e de tratamento das complicações decorrentes do uso dos EPI (89,8%) e foram identificadas complicações em quase todos os EPI decorrentes do seu uso (50,8%). Os EPI que registaram mais complicações na utilização foram a FFP2 (96,6%), a bata e macacão (89,3%) e os óculos (83,9%). O suor excessivo foi a complicação mais identificada por uso de macacão (95,3%), seguido do avental (93,1%) e bata (92,0%). As quedas por uso de cobre botas (94,6%) a pele seca por uso de luvas (65,2%) e a complicação na expressão oral por uso das máscaras em geral. Encontramos diferenças, estatisticamente significativas, entre as complicações e o sexo, a idade, o tempo de serviço, as habilitações literárias, a classe profissional, o tempo de utilização > a 2 horas e o serviço onde trabalha (p<0,05).

Conclusão:

Os EPI que registaram maiores complicações foram o macacão, a máscara FFP2 e os óculos e a viseira. As complicações mais identificadas foram o suor excessivo, as quedas, pele seca e dificuldade na expressão oral. As mulheres, os profissionais mais velhos, com mais tempo de serviço, os enfermeiros, os bacharéis/licenciados os que utilizaram mais de 2 horas os EPI e o SU e SMI registaram maior ordem de médias de complicações. Sugerimos a utilização de medidas preventivas para minimizar as complicações como reforço na hidratação, uso de apósitos de proteção, a redução do número de horas de utilização, sempre que possível e nos grupos mais identificados. A realização de outros estudos com amostras maiores, prospetivos e outras variáveis que permitam uma análise mais generalizada.
Biblioteca responsável: PT48.1
Localização: PT48.1