Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health professionals' mental health during Covid-19 pandemic / Saúde mental dos profissionais de saúde durante a pandemia da Covid-19

Ongaro, Juliana Dal; Lanes, Taís Carpes; Barcellos, Flávia Alves Branco; Pai, Daiane Dal; Tavares, Juliana Petri; Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza.
ABCS health sci ; 47: e022303, 06 abr. 2022. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1372696
Este estudo objetivou identificar as produções científicas sobre a saúde mental dos profissionais de saúde durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, do tipo descritivo e exploratório, realizada em janeiro de 2021 nas bases SciVerse Scopus, Medline (via National Library of Medicine National Institutes of Health ­ PubMed), e no portal da Biblioteca Virtual em Saúde na base da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde Foram encontradas 1379 produções, destas, 31 compuseram o corpus do estudo. Identificou-se a China (n=12; 38,7%) como o país de maior publicação e pesquisa sobre a saúde mental diante da pandemia pela Covid-19. Dentre os vários agravos à saúde, os sintomas depressivos e de ansiedade foram os mais presentes nas produções. A insônia e a fadiga também foram identificadas como fatores significativos nos profissionais de saúde. A resiliência dos profissionais atuantes na linha de frente à Covid-19 foi significativamente maior, quando comparada à da população em geral. A enfermagem mostrou-se a categoria com maiores chances para desenvolver agravos como ansiedade, depressão e insônia. Embora tenham sido notórios os aspectos negativos, evidenciou-se que possibilitar serviços de apoio e intervenções é essencial na promoção da resiliência e contribui positivamente para à saúde mental diante dos efeitos da pandemia pela Covid-19.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1