Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Determinantes sociais do uso de álcool na infância e adolescência em territórios rurais / Social determinants of alcohol use in childhood and adolescence in rural areas

Santos, Elitiele Ortiz dos; Pinho, Leandro Barbosa de; Silva, Aline Basso da; Eslabão, Adriane Domingues; Nunes, Cristiane Kenes.
Saúde Soc ; 31(2): e200881pt, 2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1377356
Resumo Este artigo visa analisar os determinantes sociais que envolvem o uso de álcool na infância e adolescência em territórios rurais. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido por meio da Avaliação de Empoderamento, realizado em município de pequeno porte do Rio Grande do Sul com trabalhadores da rede de atenção psicossocial e intersetorial. Para análise dos dados, foi utilizada a análise temática. Os determinantes sociais analisados demonstram o uso de álcool como parte da cultura das famílias pomeranas e dos rituais religiosos que marcam a passagem do jovem para a vida adulta. No aspecto relacionado ao trabalho, observa-se o uso de álcool como uma forma de lazer frente às responsabilidades que o jovem assume na lavoura. Identifica-se a influência do gênero e situações de violência - os meninos são motivados a experimentarem o álcool, enquanto as meninas são as maiores vítimas das agressões físicas. Observa-se comportamentos de risco em situações de acidente de trânsito envolvendo crianças e adolescentes sob efeito de álcool. Os determinantes sociais ampliam a visão sobre o tema, afastando-se de uma concepção exclusivamente de dependência química e biológica para abranger os múltiplos fatores como os territórios, culturas, trabalho e sociedade.
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1