Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde mental de jovens atletas de futebol federado perante a privação da prática desportiva em competição / Mental health of young federate football athletes during the deprivation of sports competition

Moura, Diogo Neves.
Porto; s.n; 20220705. il., tab..
Tese em Português | BDENF | ID: biblio-1378114

Contexto:

O substrato para o presente estudo desponta da prolongadíssima interrupção a que as competições de futebol de formação assistiram, versando, desta forma, inúmeras interrogações sobre as particularidades psicológicas geradas numa população adolescente, que particularmente se consubstancia no desporto para regularizar o seu bem-estar e as suas vivências.

Objetivos:

Avaliar a saúde mental de jovens atletas de futebol federado perante a privação da prática desportiva em competição, decompondo-a em variáveis como a saúde mental positiva, literacia em saúde mental, motivação, sono, ansiedade, comportamentos aditivos e acompanhamento providenciado por parte dos clubes. Comparar e analisar força de associação entre algumas das variáveis entre si.

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo correlacional, transversal e epidemiológico. Recorreu-se a uma amostragem não-probabilística por conveniência composta por 115 jovens atletas de futebol federado. A recolha de dados, transcorrida entre abril e junho de 2021, processou-se através de um questionário disponibilizado via on-line aos representantes dos clubes.

Resultados:

Os resultados obtidos testemunham universalmente a existência de níveis bem satisfatórios para as variáveis em análise, altamente representadas pelos valores médios elevados de saúde mental positiva e de motivação para a prática desportiva durante este período. A ínfima taxa de abandono da modalidade observada subscreve similarmente o referido. Os deficitários valores de literacia em saúde mental e os resultados decorrentes da aplicação do instrumento "Inventário de Saúde Mental ­ 5 (ISM-5)" representam, antagonicamente, os índices com resultados médios gerais de maior alarme.

Conclusões:

As conclusões do presente estudo testemunham, em primeira mão, a pertinência e matéria-prima declarada através da sua questão de partida e reitera a necessidade de desenvolvimento de estudos de acompanhamento futuros, desproporcionados, até, de um presente pandémico para se poder aferir, com maior clarividência, os índices de saúde mental residuais nos atletas. Os dados aventados firmam ainda a necessidade de um maior investimento num paradigma de promoção e prevenção da saúde mental dos atletas, assente no desenvolvimento e validação de programas de saúde mental positiva e de literacia em saúde mental adaptados aos mesmos.
Biblioteca responsável: PT51.1
Localização: PT51.1