Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de Enfermagem num serviço de urgência médico-cirúrgica de um hospital da região do Norte de Portugal / Patient satisfaction with nursing care at a medical-surgical emergency service of a hospital in northern Portugal

Pais, Tânia Martins.
Bragança; s.n; 20220000. tab.^cil..
Tese em Português | BDENF | ID: biblio-1380148
A satisfação nos serviços de saúde é uma prioridade para os profissionais de saúde, donde, a necessidade de estudar a importância que a qualidade dos cuidados de saúde prestados tem na satisfação subjetiva dos utentes, uma vez que as suas opiniões são baseadas nas experiências. Assim, a avaliação da satisfação dos utentes permite obter indicadores importantes para implementar estratégias de melhoria contínua dos cuidados prestados, apoiados pela opinião de quem os recebe.

Objetivo:

Identificar o nível de satisfação dos utentes relativamente aos Cuidados de Enfermagem e avaliar a relação entre as variáveis sociodemográficas e profissionais com a satisfação dos utentes relativamente aos Cuidados de Enfermagem num Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de um Hospital da Região do Norte de Portugal.

Metodologia:

Estudo observacional, analítico e transversal, de cariz quantitativo, a partir da aplicação da Escala de Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem (ESCCE), a uma amostra de 100 utentes, entre o mês de Junho e Julho de 2021, num Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de um Hospital da Região do Norte de Portugal. Uma vez que estavam reunidos os requisitos formais e legais exigidos, obteve-se o parecer favorável da comissão de ética (Parecer nº20/2021).

Resultados:

A amostra apresenta-se maioritariamente do sexo feminino (n=56; 56,6%), com média de idades de 45,74±18,5 anos, com grande parte em conjugalidade (40% casados e 6% em união de facto), e a maioria (70%) a residir em ambiente urbano; com grau de escolarização intermédia (35% apresenta o ensino secundário e 23% o grau de licenciado). Foi obtida uma pontuação média de satisfação de 217±57,8. Verificou-se uma relação entre a satisfação e as variáveis sociodemográficas e profissionais, encontrando-se uma relação negativa, estatisticamente significativa entre as habilitações literárias e a satisfação do utente os respondentes com menor escolaridade apresentam a pontuação média mais elevada (239±60,8).

Conclusão:

Esta associação negativa e significativa, torna pertinente a necessidade de equipas e instituições, assumirem o reconhecimento da literacia em saúde das populações humanas, e o seu nível de exigência, como estímulos promotores da qualidade dos cuidados.
Biblioteca responsável: PT48.1
Localização: PT48.1