Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Custos das intervenções para diagnóstico e tratamento de anomalias congénitas: revisão de escopo

Freitas Saganski, Gabrielle; De Souza Freire, Márcia Helena; Leandro Schaedler, Fernanda Gabriela; Da Rocha Lage Moraes, Suellen; Thais Migoto, Michelle.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1384357
RESUMO

Objetivo:

Mapear as evidências disponíveis sobre os custos relativos às intervenções para diagnóstico e/ou tratamento de recém-nascidos, crianças e adolescentes com anomalias congênitas, nos diferentes níveis e cenários de atenção à saúde. Material e

Método:

Revisão de escopo desenvolvida conforme as diretrizes do Instituto Joanna Briggs®. A busca compreendeu as bases de dados Web of Science, Scopus, PubMed/MEDLINE e Cinahl. Os estudos foram incluídos conforme os seguintes critérios de elegibilidade publicação científica que abordaram a análise de custo com pacientes menores de 19 anos, no idioma inglês, espanhol e português. Não foi definida delimitação no período de tempo das publicações científicas.

Resultados:

Identificados 365 documentos, os quais foram lidos na íntegra e, selecionados 29 para a amostra final. Predomínio dos estudos realizados com menores de um ano, sobre intervenções para tratamentos relativos às anomalias congênitas do sistema cardiovascular e respiratório, no nível terciário de atenção a saúde. Dentre as intervenções houve destaque para a triagem neonatal e a oximetria de pulso, tratamentos cirúrgicos e medicamentosos.

Conclusão:

Percebeu-se que as pesquisas com as anomalias congênitas estão associadas ao diagnóstico precoce e às novas possibilidades de tratamentos e quê, os estudos de economia em saúde são escassos em países em desenvolvimento. Esta revisão contribui com a exploração da literatura para orientação de novos estudos com maior apronfundamento, que repercutam na discussão e, na (re)formulação de políticas públicas preventivas da mortalidade fetal, infantil e materna, com foco na triagem neonatal.
Biblioteca responsável: CL1.1