Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adaptação transcultural e evidências da validade da eHealth Literacy Scale para uso no Brasil / Cross-cultural adaptation and evidence of the validity of the eHealth Literacy Scale for use in Brazil / Adaptación transcultural y evidencias de la validez de la eHealth Literacy Scale para su uso en Brasil

Barros, Josiane Kelly de; Oliveira, Leonardo Pestillo de; Souza, Rosane Clys de Barros; Yamaguchi, Mirian Ueda.
Referência ; serVI(1): e21066, dez. 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1387095
Resumo Enquadramento Literacia digital em saúde é a capacidade de procurar, encontrar, entender e avaliar informações sobre saúde em fontes eletrónicas para a resolução de problemas de saúde.

Objetivo:

Adaptar transculturalmente a versão portuguesa da eHealth Literacy Scale e analisar as evidências de validade psicométricas da versão brasileira.

Metodologia:

Análise do conteúdo foi realizada pelo coeficiente de validação de conteúdo e o constructo por análise fatorial exploratória e confirmatória, e medidas de confiabilidade. A validade convergente foi obtida pela variância média extraída e validade concorrente pelo coeficiente de Pearson.

Resultados:

Obteve-se coeficiente de validação de conteúdo de 0,86, alfa de Cronbach de 0,90 e índices aceitáveis para validade de constructo. As cargas fatoriais indicaram valores adequados entre 0,65 e 0,88 para modelo unidimensional.

Conclusão:

A versão brasileira apresenta confiabilidade e validade consistentes para auxiliar estudos de literacia digital em saúde de utilizadores das redes sociais digitais no Brasil. Contudo, deve ter-se em consideração a limitação deste estudo, uma vez que a amostra populacional apresentou escolaridade e rendimentos superiores à média brasileira.
Biblioteca responsável: BR21.1