Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento dos profissionais de saúde sobre cuidados paliativos: Análise de um hospital central português / Health professionals' knowledge of palliative care: Analysis of a Portuguese central hospital / Conocimiento de los profesionales de la salud sobre cuidados paliativos: Análisis de un hospital central portugués

Neves, Teresa Margarida Almeida; Marques, António Manuel; Correia, Maria Gabriel; Querido, Ana; Marques, Andréa Ascenção.
Referência ; serVI(1): e21041, dez. 2022. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1387097
Resumo Enquadramento A evidência científica revela lacunas de conhecimento dos profissionais de saúde em cuidados paliativos, influenciando a qualidade dos cuidados.

Objetivo:

Caracterizar o conhecimento em cuidados paliativos dos profissionais de saúde, num hospital central universitário português.

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo-correlacional, transversal, tendo como população-alvo os profissionais de saúde de um hospital central universitário. Aplicou-se um questionário para avaliar os conhecimentos sobre cuidados paliativos.

Resultados:

Dos 401 profissionais da amostra, 16,96% detém experiência e 26,18% formação específica em cuidados paliativos. Em média, identificou-se 80,53% de respostas corretas sobre filosofia dos cuidados paliativos. O conhecimento sobre controlo de sintomas e apoio à família relacionam-se negativamente com o tempo de exercício profissional (p < 0,001).

Conclusão:

A maioria dos profissionais demonstra conhecimento em cuidados paliativos, todavia é essencial investir na formação, particularmente nos profissionais com maior tempo de exercício profissional.
Biblioteca responsável: BR21.1