Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dor e articulação do punho na artrite reumatoide: O impacto na capacidade funcional / Pain and wrist joint in rheumatoid arthritis: The impact on functional capacity / Dolor y articulación de la muñeca en la artritis reumatoide: El impacto en la capacidad funcional

Seixas, Diana; Farinha, Fátima; Fonte, Marcos Pacheco da; Laranjeira, Manuel; Rua, Marília.
Referência ; serVI(1): e21074, dez. 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1387101
Resumo Enquadramento Artrite reumatoide (AR), doença autoimune, inflamatória e crónica. Caracteriza-se por poliartrite, dor crónica e dificuldade em mobilizar as articulações, que levam à incapacidade funcional dos doentes.

Objetivos:

Avaliar a influência da mobilidade articular do punho e da dor, na capacidade funcional de doentes com AR.

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo e correlacional, constituído por uma amostra de 105 doentes, com aplicação do Índice de Incapacidade - Questionário Avaliação de Saúde (HAQ-DI); Escala Visual Analógica da Dor (EVA) e medição da amplitude articular do punho, com goniómetro.

Resultados:

A mobilidade articular do punho é representativa na funcionalidade (p < 0,05), no entanto, a sua extensão e flexão, não influenciam diretamente a dor (p > 0,05). Observou-se que a dor é impactante na capacidade funcional dos doentes (p = 0,010).

Conclusão:

A mobilidade articular do punho e a dor afetam as atividades diárias dos doentes com AR, expressas através da capacidade funcional de avaliação de saúde.
Biblioteca responsável: BR21.1